CUPCAKES – VICTORY!!!

Por mais americanizado que me soe, eu adorei essa história toda de cupcakes. Mesmo antes de virar mania nacional nos EUA e aparecer em todos os blogs de comida (como aqui, aqui e aqui), acho que de tanto ver filmes e seriados americanos, era impossível não ter já se deparado com os bolinhos. Fofos.

Eu odeio tortas (ou como dizem aqui em SP, bolos) de aniversário. Geralmente são muito doces, lotadas de chantilly-fake, quando são de chocolate não são fortes o suficiente para sentir o gosto do chocolate (só sinto gosto de açúcar). Para mim, simplesmente insossas.

Daí que a Sara está para fazer 1 ano em alguns meses e eu comecei a pensar na festa. Sendo bem pouco criativa, devido ao momento atual brasileiro no quesito doces, festas e afins, resolvi fazer meus próprios cupcakes.

Com apenas um problema. Eu não fazia ideia de como fazer.

Tá, eu sei fazer bolo, até uma múmia manca sabe fazer bolo (provavelmente o gosto não será muito bom). Mas tem que acertar o tamanho da receita, a quantidade de massa por forminha, o glacê (e, deusmelivreeguarde, nada daqueles glacês americanos de pura gordura).

Então, na semana passada, para o aniversário da parte masculina do Casal Cuore, fiz dois tipos: um de banana com chocolate branco e cobertura de negrinho (brigadeiro) e castanha de caju e outro de chocolate com passas ao whisky (não tinha rum) e cobertura de glacê de açúcar com limão.

Ficaram bem gostosos, sobretudo o de banana. Quanto à apresentação, contudo, não se pode dizer a mesma coisa…

Aniversário do Fernando - o cupcake bege é o de banana e o azul o de chocolate. Vai entender... Os cupcakes precisaram de legenda o tempo todo!

Mas não me fiz de rendida. Este fim de semana, apesar do susto que a Sara nos deu no sábado à noite (depois eu conto), ataquei os cupcakes de frente.

Peguei a minha receita base de bolo. Reduzi em 1/3. Juntei umas colheres de chocolate em pó. Coloquei nas forminhas de mini cupcake meia colher de massa. Coloquei umas gotinhas de chocolate branco só para garantir. Pus para assar. Depois fiz o glacê de chocolate exatamente igual a essa receita aqui. Tirei do forno. Deixei esfriar. Decorei.

Tcharaaaaam!

Cupcakes de chocolate com chocolate branco e cobertura de chocolate meio-amargo. Eu gosto de chocolate, mas FORTE!

Vim, vi, venci!

Cupcakes, VICTORY!!!!!

Fiquei curiosa? Vocês já fizeram cupcakes?

 

 

Ps.: Ah, faltou a receita do bolinho, né? Aqui vai:

Bolo de chocolate com  gotas de chocolate branco

Rende uns 34 mini-cupcakes.

1 xíc farinha de trigo

2/3 xíc açúcar

3 col sopa chocolate em pó

1 col sopa fermento químico

1/3 xíc leite integral

1/6 xíc óleo (qualquer um)

1 ovo

Gotas de chocolate branco

Misture os secos (menos as gotas). Adicione os úmidos aos secos. Misture até homogeneidade (pode ser na mão mesmo). Coloque 1 colher de sopa rasa em cada forminha de mini-cupcake, adicione 3 gotas de chocolate branco por cupcake e ponha para assar a 180°C (no forno pré-aquecido). Retire do forno quando um palito de madeira inserido no meio do cupcake sair seco (é bem rápido, uns 15-20min no máximo para o mini). Deixe esfriar e decore.

Dica: não precisa de forma metálica especial para o cupcake. O melhor resultado que eu tive foi simplesmente usando duas forminhas de papel de cupcake juntas – depois de cozido, você pode reutilizar a forminha de fora. É muito mais barato do que comprar um monte de formas.

Quer ganhar um ebook incrível com as ferramentas de desenvolvimento pessoal que usamos nas viagens?

Assine a nossa newsletter e receba por e-mail: o ebook é gratuito e está cheio de fotos inéditas!

Sem spam. Só coisa boa.

Um comentário sobre “CUPCAKES – VICTORY!!!

  1. Eu nunca fiz cupcakes, mas acho lindo. É completamente visual, mais decorativo do que qualquer outra coisa.
    Sou apaixonada pelas cores dos cupcakes mas acho bem ruinzinho, é um bolinho comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *